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Aposentado: guia prático para bloquear descontos indevidos no benefício do INSS

Você sabia que o INSS oferece ferramentas para o aposentado e pensionistas verificarem e bloquearem os descontos indevidos nos benefícios do INSS de forma simples e rápida?
Para verificar se há cobranças de mensalidades associativas no benefício, é necessário consultar o extrato de benefícios do INSS e solicitar o bloqueio imediato através do serviço “excluir mensalidade associativa”, disponível nas seguintes plataformas:

– Meu INSS: Acesse pelo site (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celular.
– Central 135: Ligue para a central de atendimento do INSS.

Ainda que a pessoa não tenha identificado descontos indevidos, o INSS permite o bloqueio preventivo do benefício para evitar cobranças não autorizadas. Para isso, é necessário utilizar o serviço de “solicitar bloqueio ou desbloqueio de mensalidade” no Meu INSS.

Como reaver os descontos indevidos?
Se o aposentado ou pensionista já sofreu descontos indevidos, é necessário seguir as seguintes orientações para tentar reaver os valores:

– Contato direto: Ligue para o 0800 da entidade associativa responsável pelo desconto (o número aparece no seu contracheque, ao lado do nome da entidade)
– E-mail para o INSS: Envie um e-mail para acordo.mensalidade@inss.gov.br, detalhando o ocorrido. O INSS entrará em contato com a entidade para solicitar os documentos que autorizaram o desconto ou a devolução dos valores.

Para registrar reclamações e denúncias sobre descontos não autorizados, é possível utilizar os seguintes canais:

– Consumidor.Gov: Acesse o portal (https://www.consumidor.gov.br/).
– Ouvidoria do INSS: Utilize a Plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/web/home).