O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) informa que os reajustes anuais dos planos de benefício da Vivest serão aplicados na folha de pagamento de junho de 2025. Esta atualização está em conformidade com os regulamentos de cada plano.
Os índices de reajuste foram definidos com base no desempenho dos indexadores específicos de cada plano, apurados no período de junho de 2024 a maio deste ano. A data de início do recebimento do benefício também é um fator importante para o cálculo.
Confira abaixo as informações detalhadas para cada plano:
PAP-CV e PAP-BSPS
Para os participantes que começaram a receber o benefício até junho de 2024, o reajuste aplicado foi de 5,32%. Este percentual é corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulada entre junho de 2024 e maio de 2025.
PSAP/Eletropaulo
Os aposentados e pensionistas do PSAP/Eletropaulo que iniciaram o recebimento do benefício até junho de 2022 tiveram um reajuste de 1,32%.
Embora o IGP-DI, indexador do plano, tenha registrado alta de 6,27% entre junho de 2024 e maio de 2025, o percentual de 1,32% reflete a compensação de variações negativas acumuladas pelo índice em anos anteriores (especificamente entre junho de 2022 e maio de 2023).
É importante frisar que, mesmo diante da deflação, os benefícios não foram reduzidos, conforme determina a legislação. Com a recente alta do índice, a compensação dessas perdas passadas impacta o percentual de reajuste atual.
Para os participantes que começaram a receber o benefício entre julho de 2022 e janeiro de 2025, o reajuste foi proporcional, considerando o período de recebimento e a referida compensação.
PPCPFL
Os participantes do PPCPFL que começaram a receber o benefício até junho de 2022 tiveram um reajuste de 0,13% em junho de 2025.
Este percentual também reflete a compensação de perdas acumuladas no período em que o plano utilizava o IGP-DI como índice de correção.
Entre junho de 2022 e maio de 2023, o IGP-DI registrou deflação. No entanto, os valores dos benefícios não foram reduzidos à época, conforme a legislação. Assim, essas perdas precisam ser gradualmente compensadas.
A partir de março de 2024, o índice de correção do PPCPFL passou a ser o IPCA, que apresentou uma alta de 5,32% no período de junho de 2024 a maio de 2025. Contudo, devido à deflação acumulada que ainda precisava ser abatida, o percentual efetivamente aplicado este ano foi menor.
Dessa forma, os participantes que começaram a receber o benefício entre setembro de 2022 e junho de 2024 terão reajuste proporcional, considerando tanto o tempo de recebimento quanto a compensação dessas variações negativas.