TRABALHADORES DA SABESP DECIDEM SUSPENDER GREVE ATENDENDO CONCILIAÇÃO NO TRT
Os trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado do São Paulo (Sabesp) decidiram suspender a greve programada para acontecer a partir da 00 hora do dia 31 de maio. A deliberação atende a indicação da Vice Presidência da Justiça do Trabalho – TRT 2ª Região – feita durante a audiência solicitada pela empresa, que aconteceu no dia 30, diante da disposição para a greve dos trabalhadores na Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira.
A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários reuniu os trabalhadores em assembleias no dia 30, que ocorreram simultaneamente nas cidades de Itanhaém, Registro e Santos e esclareceram no encontro que a direção da Sabesp propôs ao Desembargador do Trabalho Vice Presidente, Carlos Roberto Husek, que asseguraria a data-base da categoria em 1º de maio, desde que os trabalhadores não entrassem em greve como estava previsto.
O presidente do Sindicato, Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, o Platini, acrescentou ainda que haverá nova audiência no TRT no dia 13 de junho. Entretanto, a direção da Sabesp se comprometeu a realizar duas reuniões de negociações sobre Acordo Coletivo de Trabalho dentro desse prazo. “Com certeza é um avanço, pois a empresa não havia apresentado nenhuma contraproposta à pauta de reivindicações dos trabalhadores, além de ter cancelado as reuniões de negociações”, lembrou o presidente.
A categoria que permanece em estado de greve voltará a se reunir em assembleias. O Sindicato que representa cerca de 1.200 funcionários da Sabesp na Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira, busca um reajuste salarial de 8,26%, sendo 3,26% referentes à reposição da inflação dos últimos 12 meses e 5% de aumento real.