TRABALHADORES DA CPFL PIRATININGA APROVAM NOVO ACT E PLR 2024
Os companheiros da CPFL Piratininga, na Baixada Santista, aprovaram o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), durante assembleia realizada na noite da última quarta-feira, dia 24, na sede do Sindicato dos Urbanitários (Sintius). Também teve aval dos trabalhadores a proposta da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) 2024, que teve avanços significativos após intensa mobilização da categoria e firmeza do Sindicato nas negociações para defender a valorização dos empregados.
O ACT terá vigência de dois anos, com a aplicação automática do reajuste salarial e nos benefícios em junho de 2025, com base na inflação calculada pelo IPCA. No entanto, as partes poderão pactuar outro índice, se assim desejarem. Além disso, o vale natal sofrerá uma correção de 53,46%.
A partir de junho deste ano, os trabalhadores terão uma correção de 3,93% nos vencimentos e nos benefícios. Já os valores do vale alimentação terão um aumento de 4,5% e o vale refeição, de 5%.
Outro avanço foi o reajuste de 8% no vale Natal. Excepecionalmente, em dezembro deste ano, a CPFL efetuará um crédito adicional de R$ 300,00 para os beneficiários elegíveis, segundo os critérios estabelecidos.
Após pressão do Sintius, duas conquistas importantes nas negociações foram a retirada das propostas da empresa para incluir novos horários de trabalho alternativo na escala 6×3 e a criação de um calendário de compensação via banco de horas para os empregados administrativos.
A empresa também assumiu o compromisso de discutir com os sindicatos alternativas e melhorias no processo de entrega de atestados médicos, assim como na assistência médica hospitalar e odontológica.
PLR 2024
A CPFL cedeu à pressão das entidades sindicais e melhorou a proposta da PLR 2024, que foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia.
O target de referência será de 1,7 e haverá o reajuste de 3,93% sobre os valores mínimos de referência. A linha de corte para o pagamento do valor mínimo de referência será 31 de dezembro de 2023.
O pagamento da primeira parcela ocorrerá no dia 20 de setembro deste ano e a segunda, em 20 de abril de 2025.
Para o próximo ano, ficou estabelecido que o modelo de PLR atual será mantido, mas com aumento do target de referência para 1,8. A correção nos valores mínimos de referência terá como base a inflação calculada pelo IPCA entre junho de 2024 e maio de 2025. A linha de corte será atualizada para 31 de dezembro de 2024.
A primeira parcela do benefício será paga em 19 de setembro de 2025 e a final, em 20 de abril de 2026.