Matérias e Notícias

Trabalhadores da Cetesb aprovam pauta de reivindicações para a campanha salarial

Na tarde da última terça-feira, dia 25, os trabalhadores da Cetesb se reuniram em assembleia na Agência Ambiental de Cubatão, onde aprovaram a pauta de reivindicações para a próxima campanha salarial. O encontro foi conduzido pela Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius).

Entre os principais pontos levantados pela categoria, está a solicitação para que haja a correção nos salários e no valor dos benefícios com base na inflação acumulada ao longo dos últimos 12 meses, além de um aumento real de 2% nos vencimentos como compensação pelas perdas acumuladas.

Outro item defendido pela categoria é a limitação do reajuste do plano de saúde ao índice econômico fixado no novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), assim como a revisão do quadro de prestadores do serviço, uma vez que os trabalhadores da Baixada Santista têm enfrentado dificuldades para utilizar o aplicativo da empresa, já que o app apresenta profissionais de saúde apenas de São Paulo e com dados incorretos sobre especialidades e localidades.

A pauta também traz importantes demandas que não foram atendidas anteriormente, como recebimento do vale-café, benefício que já é concedido aos colaboradores da sede, em São Paulo, que possuem refeitório no local, e a flexibilização de 30 minutos no horário de almoço.

Os trabalhadores também defendem que o plano de carreira passe a valer concretamente, pois, atualmente, está sendo uma mera formalidade. A empresa precisa pensar na retenção de novos trabalhadores, bem como na reposição de novos quadros que venham a se desligar da empresa em curto período de tempo mesmo após o período de experiência.

A categoria também quer a criação de um plano de complementação pós-aposentadoria, com o objetivo de garantir uma segurança financeira adicional àqueles que se aposentam.