Nem todos os exames médicos solicitados pelos profissionais de saúde exigem autorização da operadora do plano. No entanto, alguns procedimentos específicos, especialmente os de maior complexidade, precisam passar por uma análise prévia da Vivest. A exigência segue as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme previsto no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (www.ans.gov.br/ROL-web/).
A autorização é obrigatória em casos que envolvem Procedimentos de Alta Complexidade (PAC) ou com Diretrizes de Utilização (DUT) da ANS. Nesses casos, a equipe técnica da Vivest avalia a solicitação para verificar se os critérios definidos foram atendidos. Se o paciente não se enquadrar nas exigências das DUTs, mesmo que o exame esteja listado no rol da ANS, a cobertura pode ser negada.
Exames considerados de menor complexidade geralmente não necessitam de autorização. Ainda assim, é fundamental que o beneficiário entre em contato com o laboratório da rede credenciada para verificar a necessidade de agendamento. Nessa ocasião, é preciso apresentar a solicitação médica, um documento com foto e a carteirinha da Vivest.
Documentação e envio para análise
Para que a equipe técnica da Vivest possa analisar uma solicitação de exame que exige autorização, é necessário o envio de uma documentação mínima, que varia conforme o tipo de procedimento. Entre os documentos mais comuns estão: relatório médico detalhado, Justificativa técnica para o exame e laudos de exames anteriores e atuais.
Mesmo que o exame seja coberto pelo plano e cumpra as exigências da ANS, ele pode não estar disponível em um determinado prestador (laboratório ou hospital) por questões contratuais. Nesse caso, a Vivest orienta o beneficiário a realizar o exame em outra unidade que tenha cobertura contratual para o procedimento solicitado.
Como acompanhar a solicitação?
O beneficiário pode acompanhar o andamento da autorização diretamente pelo portal da Vivest ou pelo aplicativo Bem Saúde Vivest. O prazo máximo para resposta é de 10 dias úteis, conforme determinação da ANS, mas a maioria das solicitações é analisada em prazo inferior.
Em caso de dúvidas ou pendências, os canais de atendimento da Vivest funcionam 24 horas por dia, todos os dias pelos telefones (11) 4004 0173 (São Paulo e Região Metropolitana) e 0800-722-0173 (demais localidades).