Matérias e Notícias

SINTIUS ESTÁ EMPENHADO EM RESOLVER IMPASSE NAS ESCALAS DE TRABALHO DE FINAL DE SEMANA

sabesp

sabesp

SINTIUS ESTÁ EMPENHADO EM RESOLVER IMPASSE NAS ESCALAS DE TRABALHO DE FINAL DE SEMANA

 

sabesp

A Diretoria do Sintius vem dialogando com a direção da Sabesp para que seja firmado um aditivo no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para que seja resolvida a situação dos trabalhadores do setor operacional que atuam aos finais de semana. Os problemas começaram no ano passado, devido à mudança feita pela empresa. A medida foi adotada após o Ministério Público do Trabalho (MPT) ter aberto um inquérito civil para apurar o número excessivo de horas extras.

Desde então, os companheiros reclamam que não conseguem mais folgar aos finais de semana e deixaram de receber em dinheiro as horas extras com esse novo modelo de escala. Uma das explicações para essa situação é a falta de pessoal, já que a companhia não abriu concurso público para contratar mais funcionários para exercer essas atividades operacionais, o que vem sobrecarregando os trabalhadores.

Diante dessa situação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) atendeu, no último dia 30, o pedido apresentado pelos sindicatos e pela Sabesp para suspender o inquérito civil até 1º de maio do próximo ano.

O Sintius defende o retorno da antiga escala de trabalho até o fim desse impasse. A solução passa necessariamente pela realização de novos concursos públicos. A estatal informou ao MPT que várias solicitações nesse sentido já foram protocoladas no Governo do Estado para que seja autorizado um processo seletivo para o preenchimento do quadro funcional.

No próximo dia 12, às 18 horas, a categoria estará reunida para discutir a questão das horas extras e no dia 2 de outubro, também às 18 horas, haverá assembleia sobre a jornada de terça a sábado.