Após ouvir os apontamentos da Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e dos demais entidades que representam os trabalhadores da Sabesp, a empresa apresentou uma nova proposta que levou em consideração a opinião das entidades para substituir a escala 2x2x2x4, aplicada nas estações de tratamento de água (ETAs), de esgoto (ETEs) e CCO da nossa base.
A companhia pretende adotar um novo modelo, conhecido como “Escala Marshall”, com turnos de 12 horas e ciclos de 14 dias: três dias trabalhados, duas folgas, dois dias trabalhados, três folgas, dois dias trabalhados e duas folgas. Dessa forma, o empregado trabalhará sete dias e folgará sete, sendo que as duas últimas folgas do ciclo serão sempre no sábado e no domingo.
A Sabesp acatou as propostas de incorporar a hora estrutural e o adicional noturno como “vantagem pessoal” e o pagamento de trabalho em dias de feriado como hora extra com adicional, conforme previsto no Acordo Coletivo.
Além disso, a empresa garantiu o pagamento de horas extras, caso sejam executadas pelos companheiros da escala, a mudança de jornada diurna para a noturna a cada três meses e a implantação de uma hora de almoço, de acordo com as características de cada unidade.
Ao longo dos próximos dias, a Diretoria do Sintius estará conversando com os trabalhadores para explicar melhor a Escala Marshall. Em breve, o Sindicato convocará uma assembleia para a categoria decidir se aceita, ou não, a proposta da Sabesp.