PRESIDENTE DO SINTIUS APONTA OS EFEITOS PREJUDICIAIS DA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP NO PODCAST PAPO ABERTO
O presidente do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), Tanivaldo Monteiro Dantas, foi o convidado do podcast Papo Aberto, uma iniciativa do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP). A privatização da Sabesp e seus impactos sobre os trabalhadores e a população foram os principais temas abordados no programa, gravado na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto.
Apresentado pelo coordenador do Departamento Jurídico, Financeiro e Secretario Geral do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, Tanivaldo destacou que o Governo do Estado deixou de arrecadar cerca de R$ 4,5 bilhões com a venda da empresa, pois as ações foram negociadas por um montante 20% abaixo do valor de mercado. Esse montante representa quase um terço do valor total da privatização, que foi de R$ 14,8 bilhões.
Além disso, o presidente do Sintius lamentou a falta de envolvimento da classe política da Baixada Santista na discussão e análise dos efeitos negativos que a privatização trará para a população e a economia regional.
Tanivaldo também expressou preocupação com a Equatorial Energia, que passará a comandar a Sabesp com apenas três anos de experiência no setor de saneamento. Ele mencionou, ainda, as suspeitas de um possível conflito de interesse envolvendo a atual presidente do Conselho de Administração da Sabesp, Karla Bertocco, no processo de privatização, pois fazia parte do conselho da Equatorial até dezembro do ano passado.
A íntegra do programa deverá ser disponibilizada no YouTube a partir da próxima semana.
YOUTUBE: https://www.youtube.com/@ImprensaSindipetroLP/videos