Após atuar como Diretor Supervisor Técnico de Saneamento Básico na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) até o último dia 15, Felipe de Mello Sampaio Cunha assumirá o cargo de Diretor de Relações Institucionais na Companhia de Saneamento das Américas S.A. As informações são do portal Metrópoles.
Em sua nova função, Cunha será responsável por acompanhar as outorgas da ANA, manter a proximidade com a agência reguladora e fazer lobby, ou seja, identificar oportunidades para aproximar a empresa de autoridades públicas.
A remuneração de Cunha aumentará de R$ 14,3 mil para cerca de R$ 70 mil na iniciativa privada. No entanto, ele assumirá oficialmente a função na empresa apenas em 15 de julho, pois está cumprindo o período de quarentena. Durante esse tempo, ele continuará recebendo salário custeado pelo Governo Federal.
O período de quarentena foi instituído em 2013 com o objetivo de inibir a prática conhecida como “porta giratória”. Esse termo se refere a situações em que agentes públicos, membros do governo ou servidores ocupam cargos no setor privado em áreas relacionadas às funções que desempenhavam no setor público – ou, de maneira inversa, quando ex-empregados da iniciativa privada assumem posições no governo com poder para regulamentar os setores em que atuavam.
Ex-diretor da ANA vai para a iniciativa privada com salário cinco vezes maior

31
mar
2025