Após um hiato de seis meses, a CPFL Piratininga e os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa se reuniram novamente, em Campinas, para a 3ª rodada de negociações sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2026.
Realizada na última terça-feira, dia 14, o encontro era aguardado com ansiedade pela categoria, mas a proposta apresentada pela companhia não atendeu às expectativas da Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius).
A demora na retomada do diálogo foi muito criticada pelas entidades sindicais. A última reunião ocorreu em abril e a espera de meio ano por um retorno concreto da CPFL foi vista como um descaso com a pauta e com os anseios dos empregados. Afinal, o novo modelo de PLR está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026. .
O modelo de PLR apresentado pela empresa nesta 3ª reunião é, em essência, o mesmo já discutido anteriormente. Embora tenha trazido melhorias pontuais, essas mudanças foram consideradas insuficientes, não garantindo um ganho real e significativo para a maioria dos empregados.
O Sintius mantém a defesa por um modelo de PLR mais justo e igualitário para todos os trabalhadores, propondo que o cálculo seja baseado em 1,5% do Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da CPFL.
Além da reivindicação de um percentual mais robusto, os sindicatos continuam cobrando mais transparência da companhia na divulgação dos dados oficiais de pagamento. Uma pauta crucial é o fim da chamada “linha de corte”, um mecanismo que acaba excluindo parte dos empregados do recebimento integral ou parcial do benefício, contrariando o princípio de participação nos resultados para toda a força de trabalho.
Diante da insatisfação com a proposta atual e da necessidade de avançar nas discussões, uma nova reunião entre os representantes da CPFL Piratininga e os sindicatos já está pré-agendada para o dia 18 de novembro, quando a Diretoria do Sintius espera que a empresa apresente um modelo de PLR que garanta ganhos efetivos à categoria.
3ª rodada de negociação sobre PLR 2026 da CPFL termina sem avanços
15
out
2025