Matérias e Notícias

Vivest alerta para intoxicação por metanol após casos de adulteração de bebidas

A Vivest alerta para os perigos de bebidas adulteradas com metanol, após diversos casos de intoxicação divulgados pela imprensa nos últimos dias. O consumo dessa substância, mesmo em pequenas doses, é altamente prejudicial e pode levar à morte.
O metanol é um álcool altamente tóxico, um importante insumo da indústria química, utilizado como matéria-prima para a produção de solventes, adesivos, pisos e revestimentos. A exposição ao metanol pode causar náusea, tontura, convulsões, perda de visão e, em situações mais graves, risco de vida.
Devido à sua toxicidade e potencial como adulterador de combustíveis como etanol e gasolina, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) possui uma regulamentação rigorosa sobre essa substância, visando a segurança da população.
É fundamental redobrar os cuidados em bares, restaurantes e eventos sociais. A Vivest recomenda consumir apenas bebidas de origem confiável, que apresentem lacre, rótulo e selo fiscal. Em caso de suspeita de intoxicação, procure atendimento médico imediatamente.
O Governo de São Paulo interditou, na última quarta-feira (1º), três estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. Em operações integradas com a Polícia Civil, Secretaria da Fazenda, Procon-SP e vigilâncias sanitárias estadual e municipal, foram interditados totalmente três estabelecimentos de comércio de bebidas na capital paulista.

Crédito da imagem: Pablo Jacob/Governo de SP