Após intensas negociações entre as entidades representativas dos trabalhadores e a Sabesp, a categoria aprovou, em assembleias realizadas em dezembro, em Santos e em Itanhaém, a nova escala de trabalho (12×36 adaptada).
A empresa substituirá o esquema 2x2x2x4 e a escala 6×3 – que também estava fora do Acordo Coletivo de Trabalho e era aplicada na Baixada Santista – pela Escala Marshall, com turnos de 12 horas e ciclos de 14 dias.
O novo modelo garante que os três dias de folga do final desse ciclo de 14 dias sejam sempre de sexta-feira a domingo, garantindo assim o final de semana completo de descanso.
A companhia justificou que essa mudança era necessária, devido a elevados custos operacionais e recorrentes ações judiciais.
O Sintius desempenhou um papel estratégico nas negociações, garantindo a manutenção dos adicionais e demais conquistas históricas dos trabalhadores.
A aprovação da nova escala, fruto de um trabalho conjunto entre o Sindicato e a categoria, demonstra a importância da representação sindical na defesa dos interesses dos trabalhadores e na construção de um acordo que equilibra as necessidades de todos.
Trabalhadores do turno aprovam nova escala proposta pela Sabesp

03
jan
2025