Após um período de indisponibilidade, o Sistema Nexo — utilizado para o protocolo de atestados médicos e odontológicos dos trabalhadores da CPFL Piratininga — voltou a funcionar na última quarta-feira, 4 de junho. A plataforma já está disponível para o envio dos documentos, desde que o afastamento seja igual ou superior a um dia.
Com o retorno da operação do sistema, os procedimentos anteriores à paralisação foram retomados, com pequenos ajustes definidos em comum acordo entre a empresa e os sindicatos. Dessa forma, a caixa de e-mail atestadodesaude@cpfl.com.br, utilizada temporariamente durante a indisponibilidade, será desativada e não receberá mais documentos.
A CPFL informou que os atestados devem ser lançados no Nexo, disponível no site https://login.nexoehs.cloud, dentro do prazo de quatro dias úteis a partir da data de emissão.
Os documentos precisam seguir as diretrizes do GED 19494 e ser assinados por profissionais devidamente registrados nos conselhos de Medicina (CRM) ou Odontologia (CRO). Caso o procedimento não seja cumprido no prazo, a ausência será registrada como falta.
As ausências temporárias, como consultas, exames ou avaliações periódicas, devem ser tratadas diretamente com a liderança da área. Já os afastamentos relacionados ao INSS seguem regras específicas e também devem ser conduzidos com apoio da liderança e do time de saúde.
A empresa ainda informa que atestados entregues fora do prazo poderão, em situações excepcionais, ser analisados individualmente pelo setor de saúde.
Sistema Nexo da CPFL Piratininga já está disponível

06
jun
2025