Outras páginas

SINTIUS RESSALTA EFEITOS NEGATIVOS DA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP NO VALE DO RIBEIRA

WhatsApp Image 2023 10 11 at 15.39.07

SINTIUS RESSALTA EFEITOS NEGATIVOS DA PRIVATIZAÇÃO DA SABESP NO VALE DO RIBEIRA

 WhatsApp Image 2023 10 11 at 15.39.07

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) participou de duas atividades no Vale do Ribeira, no início deste mês, para explicar às autoridades e à população as consequências negativas que serão causadas com a possível privatização da Sabesp, ideia defendida pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

Na última sexta-feira, dia 6, o Sindicato, por meio do presidente Jair Álvaro da Silva, participou da reunião do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar), em Pedro de Toledo. Na noite do dia 10, o dirigente sindical representou a entidade na audiência pública promovida pela Câmara de Registro.

Nesses eventos, o Sintius destacou que é uma verdadeira falácia o argumento apresentado pelo governador que a privatização da empresa é necessária para atingir as metas de universalização do saneamento básico até 2033, conforme previsto no marco legal do setor.

Há estudos feitos pelos trabalhadores da companhia que demonstram que é possível atingir essa marca até 2029, 2030, caso a Sabesp mantenha o mesmo ritmo de investimento. Além disso, 310 dos 375 municípios atendidos pela empresa já atingiram os índices previstos.

O Sindicato também tem chamado a atenção para o fato que São Paulo está indo na contramão do mundo, porque os serviços de saneamento de várias localidades da Europa e da América do Norte estão sendo reestatizados, devido à má prestação do serviço prestado, majoração excessiva das tarifas e não cumprimento das metas estabelecidas pelo poder público.