Matérias e Notícias

Sintius marca presença no 13º Encontro Nacional dos Urbanitários

Sintius marca presença no 13º Encontro Nacional dos Urbanitários

O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) esteve entre as 36 entidades de trabalhadores que participaram do 13º Encontro Nacional dos Urbanitários, realizado de 12 a 14 de fevereiro, em Belo Horizonte (MG).
Com o lema “Lutamos pelo povo, lutamos por nós: serviços públicos de qualidade para todos!”, o evento reuniu representantes de instituições de 21 estados. O Sintius foi representado pelo presidente, Tanivaldo Monteiro Dantas, pelo secretário geral, Idylio Matheus Martins dos Santos, e pelo secretário regional do Vale do Ribeira, Valmor Santos Bernardo Junior.
Durante os três dias de atividade, os sindicalistas analisaram ações implementadas durante os governos Temer e Bolsonaro, que priorizaram os interesses do capital financeiro em detrimento dos trabalhadores, como a venda da Eletrobras e a privatização das empresas de saneamento estaduais e municipais, que trouxeram sérias consequências para o setor.
Um dos painéis abordou o impacto das privatizações no saneamento e analisou os processos e modelagens adotadas em Manaus (AM), Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além das demissões e da constante ameaça à perda de direitos, as mudanças na gestão do setor têm levado à precarização dos serviços e ao aumento das tarifas.
O deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público, participou do encontro e ressaltou a importância desse núcleo na luta contra as privatizações e em defesa dos trabalhadores. Também estiveram presentes outros membros desse grupo: Orlando Silva (PCdoB) e Rogério Correia (PT-MG).
Durante o evento, foram discutidos outras temas relevantes, como a terceirização no setor elétrico, os desafios da transição energética e o papel das mulheres na construção de uma sociedade mais justa.
O 13º Encontro Nacional dos Urbanitários também foi marcado por uma homenagem ao ex-presidente da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), José Eduardo de Campos Siqueira, que morreu em 7 de fevereiro. Zé Eduardo teve uma longa trajetória na Sabesp e foi secretário de Meio Ambiente de Santos na década de 1990, quando liderou um importante projeto para recuperar a balneabilidade das praias e convocou a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.