11° Congresso, Matérias e Notícias

Sintius encerra 11º Congresso com aprovação de mudanças no Estatuto

O 11º Congresso dos Urbanitários foi encerrado neste domingo, dia 31 de agosto, na Colônia de Férias dos Químicos, em Praia Grande, com a aprovação de importantes mudanças no Estatuto da entidade e o plano de ação.
Com as alterações, o Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sintius) busca atualizar sua estrutura interna, garantir maior representatividade e adequar as formas de atuação aos novos desafios do movimento sindical.
Na parte da manhã, os delegados do Congresso participaram da plenária que analisou, discutiu e aprovou as alterações propostas nos grupos de trabalho no dia anterior. Posteriormente, as modificações foram referendadas em assembleia.
Entre as principais mudanças está a atualização sobre a forma de convocação das assembleias gerais, que poderão ser feitas por meio do site e das redes sociais do Sindicato.
Outra alteração significativa garante a possibilidade de realização de assembleias virtuais ou híbridas, uma demanda que surgiu durante a pandemia de covid-19 e que, agora, passa a ter validade jurídica no âmbito do Sintius.
O Congresso também aprovou a criação de duas novas categorias de associados: contribuintes (trabalhadores da ativa e aposentados que não pertencem à categoria urbanitária) e aprendizes (abrangendo estagiários e jovens aprendizes de empresas representadas pelo Sindicato).
Também foi deliberado que todos os representantes sindicais passam a ser delegados natos nos congressos da categoria, ampliando a participação que antes se restringia aos integrantes da Diretoria Plena e do Conselho Fiscal.
Além disso, houve a redução de dois cargos na Diretoria Executiva, que passará de 17 para 15 membros. A mudança decorre da fusão das secretarias regionais do Litoral Sul e Vale do Ribeira e da unificação das pastas de Organização e Formação Política e Sindical.

Plano de ação
Durante o congresso, os delegados discutiram e aprovaram o plano de ação do Sintius referente ao biênio 2025/2027, que tem como prioridade a defesa dos direitos trabalhistas, o fortalecimento da organização sindical e a ampliação da representatividade da instituição.

Prestígio
Realizada na noite de sexta-feira, a abertura do evento contou com a participação de importantes lideranças do movimento sindical, o que demonstra o prestígio do Sintius no cenário regional, estadual e nacional. De forma unânime, eles reforçaram a importância estratégica das entidades para enfrentar a agenda de retrocessos e apontar caminhos para um Brasil mais justo e igualitário.
Além do presidente do Sintius, Tanivaldo Monteiro Dantas, a mesa de abertura contou com a participação de: José Faggian, presidente do Sintaema, representando a CTB; Chico Nogueira, vereador de Santos pelo PT, presidente do Settaport, representando a CUT; Herbert Passos Filho, presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista e coordenador regional da Força Sindical; Eduardo Anunciatto, o Chicão, presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo e da Fenatema, representando a CNTI; e Fernando Lima, economista e supervisor técnico do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese) em São Paulo.

Moções
O congresso também foi marcado pela aprovação de importantes moções. Foram três de repúdio, que refletem a posição firme da categoria urbanitária. Uma delas é direcionada aos Estados Unidos, por suas recorrentes tentativas de interferir na soberania brasileira.
As outras duas moções de repúdio foram para a Sabesp, agora, sob a gestão do Grupo Equatorial, condenando tanto a injusta demissão do diretor do Sintius, Renato Lira de Lima, quanto os constantes ataques aos trabalhadores.
Em um gesto de reconhecimento, os delegados aprovaram, ainda, uma moção de aplauso à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), em agradecimento à concessão de sua Colônia de Férias, em Praia Grande, para a realização do Congresso e aos funcionários do local que contribuíram para o êxito deste importante encontro para discutir os rumos e desafios do Sintius e dos urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.