SINTIUS COMPARTILHA DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM A REDE ELÉTRICA DURANTE RAJADAS DE VENTO E TEMPESTADES
A previsão de chuva, acompanhada de ventos fortes, na Baixada Santista reforça a necessidade de cuidados com a segurança por parte da população, além disso, destaca a importância do registro da falta de energia, quando ocorrer.
Se houver queda de árvores ou de galhos, e rompimento de cabos da rede elétrica ao solo, fique longe dos fios. O local deve ser sinalizado para que ninguém se aproxime, e, portanto, a CPFL Piratininga deve ser avisada imediatamente.
Quando houver rajadas de ventos, procure se abrigar rapidamente em local seguro e, assim, não fique debaixo de árvores, devido aos riscos de queda de galhos ou descargas elétricas. Além disso, também não se deve estacionar carros próximos a torres de transmissão de energia, árvores ou placas de propaganda durante as tempestades e/ou incidência de ventos fortes.
Os veículos são um dos melhores abrigos contra os raios; por isso, caso um cabo de energia caia sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro, e ninguém deve se aproximar do veículo. Ademais, não se deve enfrentar alagamentos e é necessário ter atenção com encostas e barrancos.
Dicas de segurança em casa
É recomendável retirar os aparelhos elétricos das tomadas para evitar que possam queimar com as descargas elétricas. Se possível, desligue a energia elétrica, o gás e a água.
Além disso, o celular não deve ser utilizado durante a incidência de raios, pois a rede de dados também pode ser um caminho para uma descarga atmosférica. Por outro lado, os aparelhos elétricos e eletrodomésticos nunca devem ser usados durante as tempestades ou em locais com água ou umidade.
Se a água atingir a altura das tomadas mais baixas, os disjuntores da residência devem ser desligados; dessa forma, essa atitude impede que a corrente de energia passe pela água. Por fim, a energia elétrica da residência precisa ser desligada pela CPFL, caso a água atinja a caixa do medidor de luz.
Como registrar a ocorrência?
Os cidadãos que estiverem sem luz devem entrar em contato pelo www.cpfl.com.br ou pelo aplicativo CPFL Energia, que está disponível para Android e iOS. Além disso, também é possível entrar em contato com a companhia pelo WhatsApp (19) 99908-8888 ou enviar um SMS para 27304, além do telefone 0800-010-2570. Todos os canais registram a reclamação da mesma forma.