Matérias e Notícias

Sabesp é a terceira empresa com mais reclamações no Procon Santos

A Sabesp aparece como a terceira empresa com maior número de queixas registradas no Procon Santos entre janeiro e agosto deste ano. O levantamento divulgado pelo órgão de defesa do consumidor mostra que a companhia de saneamento superou bancos tradicionais e redes varejistas de grande porte em volume de reclamações da população santista.
No topo da lista está a Telefônica, seguida da Claro. Logo depois, figura a Sabesp, com 154 reclamações. O Procon Santos é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos.
Os principais problemas apontados pelos consumidores da Sabesp estão concentrados em dois pontos: falhas na resolução de demandas, como ausência de resposta, excesso de prazo ou demora na suspensão de cobranças, e cobrança indevida ou abusiva das tarifas.
Com esse resultado, a empresa de saneamento aparece à frente de instituições financeiras, como Itaú, BMG e Santander, além de gigantes do varejo, entre eles Magazine Luiza, Amazon, Casas Bahia e Mercado Livre.
De acordo com o Procon, o ranking tem como objetivo estimular melhorias no atendimento, orientar boas práticas empresariais e gerar impacto positivo no mercado. As empresas que figuram na lista serão chamadas para reuniões, com a perspectiva de firmar Termos de Cooperação voltados à redução das queixas.
A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) atribui esses números à privatização da Sabesp, pois já havia alertado a população e a classe política a respeido dos riscos de piora no atendimento à população, com foco maior no lucro em detrimento da qualidade dos serviços.
Os crescentes problemas relatados pela população são reflexos da falta de fiscalização adequada nas empreiteiras contratadas para atuar nas cidades e das demissões e saídas de trabalhadores experientes, processo que se intensificou em 2023. Desde então, 5.752 empregados saíram da companhia em programas de demissão voluntária (PDVs) em todo o Estado.