A Sabesp foi apontada pelo banco Santander como a principal escolha entre as empresas do setor de utilities na América Latina. Em relatório divulgado recentemente, a instituição financeira destacou que a empresa reúne uma combinação de fatores estratégicos e operacionais que a tornam altamente atrativa para investidores, especialmente no cenário pós-privatização.
Segundo os analistas do banco, a companhia possui características únicas, como alta liquidez, grande capitalização de mercado e a presença de um acionista de referência respeitado — o Grupo Equatorial.
Além disso, a Sabesp oferece diversas oportunidades para expansão da margem operacional, especialmente com perspectivas de melhora na geração de Ebitda (Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), impulsionadas pelas mudanças de gestão e eficiência esperadas com a privatização.
Outro fator que reforça a atratividade da empresa é o seu papel estratégico no setor de saneamento, com atuação em uma das regiões mais populosas e economicamente relevantes do Brasil — a Grande São Paulo — e sua aderência a padrões sustentáveis que dialogam com a agenda ESG (ambiental, social e de governança).
Emissão de debêntures
O Conselho de Administração da Sabesp anunciou, na última segunda-feira, dia 30, a aprovação da 34ª emissão de títulos de dívida, chamados debêntures. Ao todo, serão arrecadados R$ 1,068 bilhão, valor que será levantado junto a investidores profissionais (ou seja, grandes investidores com experiência no mercado).
A empresa vai emitir 1.068.600 desses títulos, cada um no valor de R$ 1.000, com prazo de vencimento de sete anos. Os rendimentos desses papéis vão seguir a variação das taxas de juros praticadas entre os bancos (as chamadas taxas DI).
Essa emissão integra o programa Eco Invest, do Governo Federal, que busca atrair capital para projetos com foco em sustentabilidade ambiental e prevê, inclusive, mecanismos de proteção cambial.
De acordo com a Sabesp, os recursos captados serão destinados a obras de ampliação e modernização dos sistemas de tratamento de água e esgoto, com o objetivo de universalizar o acesso ao saneamento básico nas áreas atendidas.