A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) participou, na última segunda-feira, dia 20, da reunião online do Conselho de Representantes de Funcionários (CRF) da Cetesb para discutir temas relacionados à saúde ocupacional, medidas de prevenção a assédio e casos de emergências.
Um dos principais pontos debatidos foi o aumento das metas de licenciamento por agências. São 16 por mês, número considerado elevado pelos trabalhadores, o que gera uma preocupação com a sobrecarga de serviço e os impactos na qualidade do trabalho.
Durante a reunião, também foi mencionada a articulação de funcionários junto a deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para incluir os empregados da Cetesb no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe).
O tema do assédio moral e psicossocial também ganhou espaço na pauta. Durante as discussões, foi mencionado o aumento de registro de casos e que está sendo elaborado um protocolo específico para o enfrentamento dessas situações.
Além disso, foi proposta a criação de um protocolo de urgências e emergências, com o objetivo de padronizar procedimentos internos.
Também foram apontados problemas nos exames periódicos, que vêm sendo realizados por uma empresa terceirizada. Os resultados não estão sendo disponibilizados de imediato, o que gera preocupação quanto à transparência e possíveis impactos nas avaliações de risco e no pagamento de adicionais de periculosidade.
O Sintius também apresentou informações sobre ações judiciais em andamento. Entre elas, uma que trata do pagamento do desjejum para os trabalhadores da nossa base terreitorial — e outra, ainda em fase de estudo, relacionada ao Plano de Cargos e Salários (PCS) e ao Adicional por Tempo de Serviço (ATS).
Reunião do CRF da Cetesb debate saúde e bem-estar dos trabalhadores
21
out
2025