REPRESENTANTES DO RH DA SABESP RECEBEM REIVINDICAÇÕES DO SINTIUS
A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) recebeu na manhã da última segunda-feira, dia 29, o superintendente de Recursos Humanos da Sabesp, Nilton João do Santos, assim como a gerente do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Ana Cristina Russo Nascimento, e o gerente de Departamento de Remuneração e Seleção, João Mitsunori Tuboni. Eles estiveram na sede da nossa entidade para ouvir algumas das reivindicações dos trabalhadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Um dos principais impasses é a questão da escala de revezamento do pessoal que trabalha em regime de plantão nas estações de tratamento em água e esgoto. Santos adiantou que o setor passará obrigatoriamente por mudanças em razão de uma investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Segundo o gerente do Departamento de Gestão de RH da estatal, o órgão solicitou os cartões de ponto dos trabalhadores de todo o Estado, em outubro do ano passado, e constatou vários problemas, como excesso de horas extras, funcionários trabalhando por mais de seis dias sem folga e o não cumprimento do intervalo de 11 horas entre cada jornada de trabalho.
O MPT apresentou um termo de ajustamento de conduta (TAC) à empresa para regularizar a situação. O pedido está sendo analisado pela diretoria da Sabesp, assim como a viabilidade de fazer novos concursos públicos e a retomada da reposição automática de trabalhadores para sanar os problemas.
Outro pedido elaborado pela Diretoria foi a necessidade de o RH facilitar as transferências de funcionários, principalmente se existe uma permuta já acordada entre os funcionários, o que não acontece hoje, muitas vezes, por omissão das chefias. Santos ficou de analisar os casos pendentes e agilizar essas trocas.
O Sintius aproveitou a oportunidade para cobrar do integrante do RH da estatal uma diretriz para cada superintendência sobre os plantões de final de semana dos setores, porque atualmente existe uma política para cada gerência, o que vem gerando problemas.
A proposta do Sindicato para o primeiro plantão do mês é de fazer o pagamento do sábado e folga no domingo. Os demais plantões do mês seriam pagos como hora-extra.
Santos revelou ainda que o cheque-farmácia e o vale-supermercado serão extintos. No entanto, está sendo estudada uma parceria com uma grande rede varejista para que o empregado tenha um cartão que possibilitará fazer as compras tanto no hipermercado, como nas drogarias ligadas a esse grupo.
Em relação ao auxílio-creche, a ideia é voltar a discutir a questão no próximo mês e até mesmo assegurar um aumento no valor desse benefício.
A Diretoria do Sintius também pediu maior agilidade na entrega dos Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPPs). Afinal, alguns trabalhadores têm se queixado que estão no aguardo por um período que vai de oito meses a um ano para a liberação desse importante documento para assegurar a aposentadoria especial.
Plano de Cargos e Salários
Uma das reivindicações dos trabalhadores é o aprimoramento do atual Plano de Cargos e Salários (PCS). Santos afirmou que a Sabesp contratará ainda este ano uma empresa para fazer um novo PCS e corrigir algumas distorções do atual.
O representante da Sabesp informou ainda que, nos próximos dias, deverá ser assinado o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) fechado em maio. Essa situação é fruto da demora da Comissão de Política Salarial (CPS) do Governo do Estado em analisar os termos pactuados. Isso tem prejudicado os aposentados e pensionistas complementados (G-zero) pagos pela Secretaria de Estado da Fazenda, já que o reajuste dos benefícios só pode ocorrer a partir da assinatura deste documento.