Logo FTIUESP Logo Forca Sindical  CNTI LOGO2

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS É LANÇADA NA ALESP

Frente Parlamentar em Defesa dos Serviços Públicos é lançada na Alesp

 

A Frente Parlamentar sobre Privatização em Defesa do Patrimônio e dos Serviços Públicos de Qualidade foi lançada, na Assembleia Legislativa, na noite da última quarta-feira, dia 15. O grupo é coordenado pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB).
A iniciativa conta com o apoio de 40 parlamentares de 16 partidos. Um dos objetivo é fazer uma ampla discussão para definir os rumos de cada estatal em conjunto com a sociedade paulista, trabalhadores, representantes de entidades e sindicatos.


O sinal de alerta foi aceso no início deste ano pelo governador João Doria (PSDB), que enviou ao Parlamento o projeto de lei 1/2019, que propõe a "desestatização" de várias empresas e instituições públicas paulistas, como a Dersa e a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).
Na sessão desta quarta-feira, a maioria dos legisladores aprovou essa proposta que autoriza o fim da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola), da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços) e da Emplasa, assim como a incorporação da Imprensa Oficial pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de Sâo Paulo).


Na avaliação de Leci, a frente é importante resistir ao desmonte do patrimônio público sob o risco de deixarmos de ter soberania nacional. “Eu prezo pelo diálogo. Acho que discutir ideias e ouvir a população, na sua diversidade e nas suas diferenças, sempre é o melhor caminho e não foi isso o que aconteceu em relação a essa proposta”, explicou a deputada.