Matérias e Notícias

Nova linha de crédito permite renegociar consignado e CDC com taxas menores

Já está em vigor o programa Crédito do Trabalhador, que permite que os empregados com carteira assinada e que fizeram empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC) possam quitar a dívida e trocá-la por outra com taxas de juros mais baixas.
Atualmente, 70 instituições financeiras estão habilitadas para fazer essa operação pelos seus sites e aplicativos. Os interessados devem procurá-las até o dia 21 de julho.
Em média, o CDC tem juros que variam de 7% a 8% ao mês. No Crédito do Trabalhador, as taxas estão um pouco acima de 3% ao mês, sendo que alguns bancos estão cobrando 1,6% ao mês.
A instituição financeira poderá oferecer diretamente aos seus clientes a opção de fazer a migração. Se o trabalhador não achar as condições vantajosas, ele pode optar pela portabilidade para outra instituição financeira.
O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que a migração entre bancos deverá ter início em maio, permitindo que o empregado possa transferir seu CDC ou empréstimo consignado para outro banco que ofereça taxas de juros mais vantajosas.

Dívidas de cartão de crédito e cheque especial
O Crédito do Trabalhador também oferece a possibilidade de contratar um novo empréstimo para quitar dívidas de cartão de crédito e cheque especial, que costumam ter taxas bastante elevadas.
Se o trabalhador estiver negativado, será necessário renegociar os débitos antes de contratar o novo crédito. A medida tem como objetivo evitar o agravamento do endividamento e promover uma reorganização financeira mais segura.