NOVA DIRETORIA E CONSELHEIROS TOMAM POSSE EM 1º DE DEZEMBRO DE 2015
A Atual Diretoria e Conselho Fiscal do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) eleita pela categoria assumiu o mandato na manhã de 1º de dezembro de 2015.
O grupo fez parte da chapa Transparência Urbanitária, que venceu o pleito realizado nos dias 2 e 3 de setembro com 689 votos (53,12% do total).
O presidente eleito para estar à frente do Sindicato até 30 de novembro de 2019, Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, o Platini, conduziu a primeira reunião da Diretoria Plena e destacou a necessidade de união dos novos diretores para avançar nas conquistas.
“É preciso que representantes sindicais, diretores de base e demais representantes da instituição e dos trabalhadores estejam plenamente engajados nas lutas em defesa dos urbanitários. Essa unidade transmite credibilidade e transparência para a categoria. Não queremos que a decisão fique nas mãos de poucas pessoas como anteriormente”, destacou Platini.
Nas semanas anteriores à posse, Platini e outros integrantes da atual Diretoria participaram de uma comissão de transição para tomar ciência das pendências jurídicas, de negociações em andamento com as empresas e até mesmo do patrimônio deixado pela gestão anterior.
A nova Diretoria se deparou com dois grandes desafios de imediato na defesa da categoria, pois os trabalhadores da Cedri, com data base em 1º de janeiro, e os da Start Engenharia, com data base em 1º de junho, ficaram sem conclusão das negociações, em 2015. A atual Diretoria teve que se empenhar para resgatar a confiança destes trabalhadores abandonados.
A solução para os trabalhadores da Cedri foi conquistada logo nos primeiros meses de gestão, com a inclusão de um novo benefício, que é a assistência médica. Já na Start Engenharia o trabalho perdurou mais e só foi resolvido um ano depois, pois a própria categoria não queria discutir seus problemas e soluções com o nosso Sindicato, porque haviam sido abandonados pela gestão anterior.
O impasse só foi destravado diante de muita perseverança da nova diretoria que assumiu e respeita o Sindicato, que deve estar em primeiro lugar a serviço da categoria.