Enquanto a Sabesp insiste em afirmar que o abastecimento de água na Baixada Santista está “normal” e com “pressão adequada”, a realidade de milhares de moradores é de uma humilhação diária, com torneiras secas e uso de baldes e galões para conseguir fazer o básico em casa.
O Jornal da Tribuna – 1º Edição, da TV Tribuna, afiliada da TV Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, exibiu uma reportagem na última quinta-feira, dia 3, com reclamações de moradores de diversos bairros de Guarujá, Itanhaém e Praia Grande.
Os vídeos enviados por moradores são um grito de socorro. A baixa pressão, que impede a água de sequer chegar às caixas d’água, é uma constante, independentemente da alta ou baixa temporada. Moradores de sobrados são forçados a uma rotina exaustiva de subir e descer escadas com galões, uma prova da total ineficácia do serviço. “A gente tem que ficar tomando banho de balde, pegando água lá atrás de mangueira, uma humilhação para morar aqui em Itanhaém”, desabafou um dos entrevistados.
A situação é ainda mais revoltante quando se considera que muitos moradores pagam suas contas em dia e não veem o retorno do investimento. “Desde às 5 horas da manhã estamos sem água. É uma vergonha. Morar na Praia Grande, pagar tudo certinho. Cadê a água que não tem?”, desabafou outro cidadão.
Imagem: TV Tribuna