Matérias e Notícias, Notícias, Publicações

MERCADANTE CRITICA A PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

MERCADANTE CRITICA A PRIVATIZAÇÃO DA SABESP

 

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), Aloizio Mercadante, não poupou críticas à privatização da Sabesp, que foi feita a “preço de banana”. A fala do economista e ex-senador, durante um evento sobre saneamento realizado na última quinta-feira, dia 10, apenas reforça a preocupação levantada pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius) ao longo das discussões sobre o processo de venda da companhia.

“É muito difícil entender como, numa empresa daquela, é feito um processo de privatização com quase 20% abaixo do preço de mercado”, disse. “Imagina se algum empresário vendesse sua empresa 20% abaixo do preço de mercado, que está tabelado pelas ações que estão na Bolsa de Valores”, ressaltou.

Imagina se algum empresário tivesse a brilhante ideia de vender sua empresa por um preço tão abaixo do que vale? No caso da Sabesp, a Equatorial e os investidores pagaram R$ 67,00 por ação, um valor muito inferior aos R$ 87,00 da última cotação antes da privatização.

Em um momento de lucidez, Mercadante questionou os motivos de grandes empresas não se interessaram em “disputar” a Sabesp. Afinal, quem não gostaria de adquirir a segunda maior empresa de saneamento do mundo a um preço tão convidativo?