FÓRUM SOCIAL DA BAIXADA SANTISTA DISCUTIRÁ O DIREITO À ÁGUA E AO SANEAMENTO
A quarta edição do Fórum Social da Baixada Santista será realizada nesta sexta-feira (24) e neste sábado (25), com o objetivo de envolver a sociedade na tomada de decisões sobre políticas públicas regionais e fortalecer o compromisso com a justiça social.
Neste sábado, das 9 às 17 horas, o Edifício Acadêmico I da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Campus Baixada Santista (Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias, em Santos), receberá as atividades autogeridas propostas por entidades.
Uma delas será a oficina sobre direito à água e ao saneamento, que está sendo organizada pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e pelo Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).
Durante o evento, haverá uma exposição sobre a importância de se garantir os serviços de saneamento à população, inclusive nas periferias, assentamentos informais e áreas rurais. Além disso, haverá uma importante discussão sobre a importância do Estado em assegurar esse direito fundamental.
Outro ponto que será abordado é a privatização desse setor estratégico, já que muitos prefeitos e governadores estão colocando à venda as estatais desse segmento. Esse movimento vai na contramão do que vem ocorrendo na maioria dos países do mundo.
Após as exposições dos representantes do Ondas e do Sintius, o público será convidado a participar de uma roda de conversa sobre esses temas.