Em entrevista concedida ao programa Hora Geral, da TV Santa Cecília, na última terça-feira, dia 22 de julho, o presidente do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), Tanivaldo Monteiro Dantas, fez um alerta sobre a situação da Sabesp e os desafios pós-privatização.
Ele criticou a infraestrutura “arcaica” da empresa, apontando falta de manutenção, vazamentos e afundamento de ruas nas cidades da região.
Além disso, também expressou preocupação com a crescente insegurança nas unidades da empresa, incluindo furtos de equipamentos e o risco de contaminação nas estações de tratamento de água.
Tanivaldo mencionou que o Sintius acionou diversas autoridades sobre a questão da segurança, inclusive o Ministério Público do Trabalho.
Apesar de um acordo garantir empregos na transição para a gestão privada, o presidente do Sintius lamentou a redução de 2.400 trabalhadores no Estado por meio do plano de demissão voluntária (PDV).
Ele reafirmou a posição contrária do Sindicato à privatização, argumentando que a sociedade acabará pagando os prejuízos com custos mais altos e menor qualidade nos serviços, além da incerteza sobre o futuro dos funcionários.
Por fim, o presidente do Sintius abordou a campanha salarial da Cetesb, que foi encerrada neste mês.
Confira a entrevista completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=dNMa-FjIDsk