DIRETORIA DO SINTIUS PARTICIPA DE VÁRIOS COMPROMISSOS EM BRASÍLIA PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS TRABALHADORES
A Diretoria do Sintius esteve em Brasília (DF) na última quarta-feira, dia 13, para participar de diversos compromissos importantes com representantes do Governo Federal, do Poder Judiciário e deputados federais para defender os interesses dos trabalhadores do Brasil.
Conforme as tratativas tiradas pelas entidades representativas do saneamento para procurar os parlamentares de suas regiões, a Diretoria do Sindicato fez a sua parte ao levar farta documentação para mostrar as grandes dificuldades que os municípios e os estados irão enfrentar, caso a Medida Provisória (MP) 868/2018 seja aprovada.
A proposta do Governo Federal pretende abrir as portas para a privatização das empresas públicas de saneamento e à precarização dos serviços. Assim como conseguimos barrar a MP 844/2018, que tinha essa mesma finalidade, o Sintius intensifica as ações para evitar esse retrocesso para o País.
A Diretoria conversou sobre esse tema com os três deputados federais que têm base eleitoral na Baixada Santista e no Vale do Ribeira – Júnior Bozzella (PSL), Rosana Valle (PSB) e Samuel Moreira (PSDB). Os três receberam o material que preparamos sobre a MP 868/2018.
No próximo dia 22, haverá um encontro da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental, em São Paulo, onde continuaremos discutindo estratégias e formas de luta para barrar mais essa investida contra a nossa empresa Sabesp e os trabalhadores.
Confira o documento entregue aos deputados aqui.
Audiência com ministro
O Sindicato também representou os trabalhadores da Baixada Santista durante uma reunião realizada na tarde da última quarta-feira com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A atividade contou com a participação de prefeitos e parlamentares da região.
A regionalização do Porto de Santos e a necessidade de mais investimentos federais em obras de infraestrutura, como melhorias no acesso de entrada e saída de caminhões em Santos, foram alguns dos temas abordados no encontro.
Reunião na Anamatra
O Sindicato também participou da reunião de planejamento da Rede Observatório Sul-Sul, que ocorreu na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Essa grupo foi criado com a finalidade de definir uma agenda conjunta focada nos direitos sociais.
Para este ano, foram definidas quatro prioridades: a defesa intransigente da Justiça do Trabalho, a luta pela defesa da Previdência Social sem a perda de direitos, a criação de estratégias de ações contra retrocessos na área trabalhista (como a criação da carteira de trabalho verde e amarela) e a conclusão do anteprojeto de lei para coibir as práticas antissindicais no País.
Participaram desse encontro sindicalistas que integram o Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (CSR), representantes das centrais sindicais CTB, CUT e UGT, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (APNT), Ângelo Fabiano Farias Da Costa, assim como o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, e o vice-presidente e diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Luiz Antonio Colussi.
A próxima reunião do observatório ocorrerá no dia 13 de março e o Sintius mandará um representante para participar dessa discussão.