DIRETORIA DO SINTIUS PARTICIPA DA GREVE GERAL E DO 1º DE MAIO UNIFICADO NA BAIXADA SANTISTA
A Diretoria do Sintius se manteve mobilizada nos últimos dias para sair em defesa dos diretores sociais da população ao participar da greve geral do País, no último dia 28, e do 1º de Maio unificado realizado na Praça das Bandeiras, em Santos.
A paralisação da última sexta-feira foi considerada a maior da história desde a redemocratização do País, em 1989, e teve como objetivo alertar a população contra os retrocessos provocados com as reformas da Previdência e Trabalhista defendida pelo presidente Michel Temer (PMDB).
Desde as primeiras horas do dia 28, o Sintius participou das mobilizações registrada na Avenida Presidente Wilson, na divisa Santos-São Vicente. A partir das 9 horas, a Diretoria seguiu em passeata até a Praça Mauá, onde houve um grande ato público, com a presença de sindicalistas, trabalhadores, estudantes, artistas e famílias inteiras que se posicionaram contra as reformas.
No dia 1º de Maio, as centrais sindicais presentes na Baixada Santista (CGTB, CSB, CSP/Conlutas, CUT, Intersindical, Força Sindical, Nova Central e UGT) fizeram um ato unificado para celebrar o Dia do Trabalhador. Essa foi a primeira vez desde 1981 que a data é promovida de forma conjunta.
Por cerca de quatro horas, a Praça das Bandeiras, no Gonzaga, foi ocupada por sindicalistas, representantes da classe artística, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), usaram a palavra para chamar a atenção da população contra as ideias defendidas pelo Governo Temer e pediram a saída imediata dele do cargo.