Matérias e Notícias

CPFL adia negociação da PLR e frustra sindicatos

A Diretoria do Sintius manifesta sua indignação com a postura da CPFL nas negociações dos termos da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com aplicação prevista para 2026. Mais um exemplo claro desse descaso ocorreu na segunda reunião para tratar desse tema, realizada no dia 8 de julho, de forma virtual.
Após mais de dois meses de discussões e a apresentação de um novo modelo de proposta pelas entidades sindicais, a empresa ainda não respondeu com uma contraproposta concreta, postergando a próxima reunião em mais de 40 dias.
As discussões sobre a nova metodologia da PLR tiveram início em 24 de abril. Naquela ocasião, a companhia não apresentou qualquer proposta, limitando-se a ouvir as sugestões dos representantes dos trabalhadores.
O Sintius, por exemplo, defendeu um modelo de PLR igualitário para todos os trabalhadores, baseado em 1,5% do Ebtida (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da CPFL. Além disso, o Sindicato cobrou maior transparência na divulgação dos dados oficiais de pagamento do benefício e o fim da linha de corte que exclui parte dos empregados do recebimento da PLR. Outras entidades sindicais também apresentaram estudos técnicos com sugestões para valorizar os ganhos da PLR e aprimorar a distribuição dos resultados da empresa.
A expectativa dos sindicatos era de um posicionamento claro para dar andamento às negociações na reunião do dia 8 de julho. A ausência de uma resposta concreta tem gerado frustração e a sensação de que o processo está sendo protelado de forma deliberada.