Matérias e Notícias

Cobranças do Sintius garantem incorporação de reajustes a aposentados da Sabesp e do setor energético que recebem pela Fazenda, mas retroativos seguem pendentes

O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) está apurando o não pagamento dos valores retroativos referentes aos reajustes nos benefícios definidos nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) para aposentados e pensionistas da Sabesp e do setor energético que recebem pela Secretaria de Estado da Fazenda.
De acordo com as informações preliminares levantadas pelo Sindicato, os reajustes previstos nos ACTs do ano passado foram incorporados aos benefícios pagos pela Vivest e pela Sabesp neste mês, após cobrança do Sintius e de outras entidades, porém sem o pagamento dos valores retroativos devidos. Esse tipo de situação já ocorreu em anos anteriores.
A Secretaria da Fazenda chegou a analisar a questão após o envio de ofícios e manifestações de entidades representativas e do setor jurídico, com aval interno para a correção dos valores.
O Sintius reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas, e destaca que não aceitará prejuízos financeiros decorrentes do descumprimento dos ACTs firmados.