Matérias e Notícias

Cetesb apresenta proposta de PCS, que repete os erros da Sabesp

A Diretoria do Sintius participou, no dia 7 de julho, da reunião convocada pela Cetesb para apresentação da proposta do novo Plano de Cargos e Salários (PCS).
O que foi exibido, no entanto, causou preocupação e indignação do Sindicato, uma vez que repete os mesmos erros do modelo adotado na Sabesp — experiência já marcada por estagnação profissional, falta de transparência e promoções seletivas.
Apesar de algumas mudanças superficiais, o esqueleto do novo PCS da Cetesb é claramente baseado na experiência da Sabesp, cuja eficácia já foi amplamente reprovada pela categoria.
Em mais de uma década de vigência, esse modelo se mostrou incapaz de garantir uma progressão de carreira justa e transparente. Na prática, a ascensão profissional dos trabalhadores depende da aprovação subjetiva das chefias e da existência de verba — um fator incerto e arbitrário, que historicamente tem sido usado para travar o desenvolvimento dos companheiros.
Durante a reunião, o Sintius foi claro em rejeitar a proposta e alertou que modelo que serve mais para encobrir a ausência de política real de valorização profissional do que para atender às necessidades da categoria.