Matérias e Notícias

Câmara de Cubatão instala CEI para investigar falhas da Sabesp

A Câmara de Vereadores de Cubatão instalou, nesta segunda-feira, dia 15, uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para fiscalizar e investigar as obras e serviços da Sabesp prestados no Município.
A decisão de criar a CEI, que funciona como uma espécie de CPI em âmbito municipal, ocorreu após o aumento nas reclamações da população sobre falhas no abastecimento de água e denúncias feitas pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius).
Inicialmente, os vereadores criaram uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar o tema. No entanto, diante da gravidade e da persistência dos problemas, os parlamentares optaram por transformar a CEV em uma CEI, concedendo ao grupo poderes de investigação mais amplos.
A CEI é presidida pelo vereador Batoré (Agir) e tem como relator Marcinho Nascimento (PSB). O colegiado conta, ainda, com a participação dos vereadores Carioca (PSDB) e Guilherme do Salão (PSB).
A primeira atividade oficial da CEI será a realização de uma audiência pública no dia 24 de setembro, às 19 horas, na Câmara de Cubatão. O evento terá a presença da Diretoria do Sintius, de representantes da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs), que tem acompanhado de perto a situação, e de outras autoridades.
A criação da CEI em Cubatão acontece na esteira de um movimento regional. No dia 5 de setembro, os vereadores da cidade participaram de uma audiência pública na Câmara de Santos, organizada pela Uvebs. O encontro foi motivado por denúncias do Sintius, que apontou a precarização dos serviços, demissões em massa e outros impactos negativos após a privatização da Sabesp, gerando preocupações entre os parlamentares da Baixada Santista.