Matérias e Notícias

Aneel lança sistema para monitorar em tempo real as interrupções de energia elétrica no país

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apresentou nesta sexta-feira, dia 8, o projeto Radar, novo sistema digital que permitirá o monitoramento em tempo real das interrupções no fornecimento de energia elétrica em todo o território nacional.
A ferramenta representa um avanço significativo na transparência do setor e promete ampliar o acesso da população às informações sobre a prestação do serviço.
Com interface intuitiva e dados atualizados dinamicamente, o Radar permitirá que qualquer cidadão consulte, pelo site da agência pelo aplicativo Aneel Consumidor, o número de unidades sem fornecimento de energia em sua região.
A implantação total desse novo sistema deverá ocorrer até janeiro de 2026. Nesse período, as distribuidoras terão tempo para adaptar seus sistemas à nova plataforma, que exige transmissão automática, segura e auditável das informações. Um projeto-piloto já foi iniciado em parceria com a CPFL Santa Cruz, para validar os requisitos técnicos e operacionais da ferramenta.
Entre as novas obrigações, as distribuidoras precisarão informar à ANEEL, em até 15 minutos após a ocorrência de uma interrupção, a previsão de restabelecimento do serviço. O não cumprimento poderá ser alvo de fiscalização.
Diante do aumento de eventos climáticos extremos que impactam o fornecimento de energia, o Radar se torna uma ferramenta essencial para melhorar a resposta às emergências e garantir mais qualidade no atendimento à população.