Matérias e Notícias

Deputados ampliam gastos com divulgação própria em ano eleitoral

De olho nas eleições de 2026, os deputados estaduais paulistas turbinaram a verba destinada à divulgação de seus trabalhos na TV Alesp. O aumento, revelado pelo jornal Folha de S.Paulo, levanta questionamentos sobre o uso de recursos públicos para ampliar visibilidade política em período pré-eleitoral.
O programa “Divulgação dos Trabalhos Legislativos” terá orçamento de R$ 52 milhões em 2026, valor 13% superior ao do ano anterior e o mais alto registrado na última década, conforme levantamento do veículo de imprensa.
Oficialmente, o programa tem como finalidade garantir a transmissão das sessões e atividades da Assembleia Legislativa, além da divulgação de projetos institucionais no site da Casa de Leis e nas redes sociais. Porém, na prática, os parlamentares utilizam recortes de falas e debates exibidos pela TV Alesp como material de promoção pessoal nas redes sociais.
O aumento da verba contrasta com o discurso de austeridade adotado pelo Parlamento em outras áreas e ocorre em um contexto recente de decisões polêmicas que tem gerado desgaste aos deputados, como a privatização da Sabesp, que vem sendo muito criticada pela população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.