Matérias e Notícias

Mercado aponta CPFL como uma das favoritas para substituir a Enel em São Paulo

Após as autoridades anunciarem, na última terça-feira (16), que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) dará início ao processo de caducidade do contrato da Enel em São Paulo — primeiro passo para a formalização do rompimento da concessão — o mercado passou a projetar o Grupo CPFL como um dos principais favoritos para assumir o serviço.
De acordo com relatório recente do banco Citi, a companhia, que já atua na Baixada Santista, aparece em vantagem em razão de sua expertise no setor e da experiência na gestão de concessões de distribuição de energia elétrica. A avaliação considera a possibilidade de a CPFL assumir a concessão atualmente operada pela Enel na capital paulista e em outros 23 municípios da região metropolitana.
Análise do UBS BB também destacou que a eventual ruptura do contrato da maior concessão de distribuição de energia da América Latina, com cerca de 8 milhões de unidades consumidoras, abriria uma “oportunidade rara” no mercado elétrico brasileiro. O banco cita a CPFL entre as principais interessadas, ao lado de Neoenergia e Energisa. As três empresas, inclusive, disputaram a Eletropaulo em 2018, quando o ativo acabou adquirido pela Enel.
O avanço do processo de caducidade ganhou força na última semana após a passagem de um ciclone extratropical que provocou ventos de quase 100 quilômetros por hora. O fenômeno causou a queda de árvores sobre a rede elétrica, destruiu cabos e postes e deixou aproximadamente 2,2 milhões de imóveis sem fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo.