Matérias e Notícias

Sintius inicia negociação da nova CCT dos trabalhadores da Start

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) deu início, nesta segunda-feira, dia 15, à negociação da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Start Engenharia. A primeira rodada de tratativas com a empresa foi realizada por meio de reunião virtual.
Durante o encontro, o Sindicato reafirmou os principais pontos da pauta de reivindicações aprovada pela categoria no final de novembro. Entre as demandas, estão a isonomia salarial em relação aos empregados da capital paulista e o reajuste dos salários com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescido de ganho real de 5%.
Além do reajuste nos vencimentos, os trabalhadores reivindicam maior participação da empresa no custeio do convênio médico, com contribuição de 60%, e mais flexibilidade na escolha dos benefícios, como a possibilidade de opção entre vale-alimentação e vale-refeição, além da escolha entre vale-transporte e vale-combustível.
A pauta inclui, ainda, a implantação de um Plano de Cargos e Salários (PCS), com critérios claros de evolução funcional, o pagamento de adicional para motoristas que acumulam a função de ajudante e a criação de um programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). No caso da PLR, a proposta prevê metas objetivas e valor equivalente a meia folha de pagamento.
Ao final da reunião, ficou definido que a próxima rodada de negociação será realizada em janeiro, após a divulgação dos índices do IPCA, que servirão de base para a discussão do reajuste salarial.