O Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (Sintec-SP) passou a integrar a ação judicial movida, na última segunda-feira, dia 27, pelo Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e pelo Sindicato dos Engenheiros. O objetivo é barrar a mudança do plano de saúde dos trabalhadores da Sabesp, incluindo empregados da ativa, aposentados, pensionistas e seus dependentes.
A Sabesp anunciou que, a partir deste sábado, dia 1º de novembro, a Hapvida/Notredame assumirá a operação do plano de saúde, em substituição à Vivest. A alteração, no entanto, foi rejeitada em assembleia pelos trabalhadores da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, que manifestaram preocupação com possíveis prejuízos à cobertura atual.
O processo, que questiona a decisão unilateral da companhia de saneamento, tramita na 34ª Vara do Trabalho de São Paulo. Os sindicatos aguardam a concessão de uma liminar — medida provisória e de caráter imediato — para garantir a manutenção dos direitos da categoria.
Na ação, as entidades pedem a preservação integral do plano administrado pela Vivest até o fim do julgamento. Também solicitam que a Sabesp seja proibida de cobrar qualquer tipo de upgrade ou valor adicional de todos os empregados, de forma a assegurar a isonomia de cobertura.
Além disso, requerem que a empresa apresente três propostas alternativas de operadoras, com redes equivalentes, para avaliação conjunta dos sindicatos.
Diante da situação, o Sintius orienta os trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas a manterem a calma e confiarem na atuação das entidades, que seguem mobilizadas na defesa dos direitos e na preservação das conquistas da categoria.
Assim que tivermos novidades a respeito dessa ação judicial, a Diretoria do Sindicato estará informando a categoria pelos canais oficiais de comunicação do Sintius.
Sintec apoia ação judicial do Sintius para barrar mudança de plano de saúde na Sabesp
30
out
2025