Matérias e Notícias

Sintius alerta para prejuízos no atendimento dos trabalhadores da Sabesp/Equatorial com mudança no plano de saúde

A reunião para tratar da mudança no plano de saúde da categoria, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 3, entre a Sabesp/Equatorial e os sindicatos que representam os trabalhadores da empresa, terminou em clima de insatisfação.
O Sindicato dos Urbanitários (Sintius) deixou claro que a companhia de saneamento está impondo alterações sem diálogo efetivo, colocando em risco a qualidade do atendimento médico dos funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e dependentes da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
A apresentação feita pelos representantes da Sabesp mostrou que a rede de hospitais credenciada é limitada e, em muitos casos, restrita apenas a atendimentos hospitalares, sem cobertura ambulatorial. Nessas situações, os trabalhadores seriam direcionados para consultas e tratamentos na rede Hapvida, que tem não tem uma estrutura adequada.
O Sindicato também criticou o fato de que, inicialmente, a Baixada Santista nem sequer constava na apresentação da Sabesp. Após questionamentos, os representantes da empresa exibiram a lista de unidades disponíveis na região, considerada pelo Sintius insuficiente. O Vale do Ribeira, por sua vez, sequer foi mencionado.

Tratamento desigual
Outro ponto de insatisfação é a situação de trabalhadores e familiares em tratamento contínuo, como os pacientes de um conhecido instituto da Baixada Santista, referência no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A instituição não está credenciada pela Hapvida e já recusou a possibilidade de adesão, devido à baixa remuneração oferecida pela operadora.
Além disso, a direção da Sabesp não teria cumprido a promessa de manter, paralelamente, um outro plano de saúde para os trabalhadores, o que foi interpretado como mais uma medida unilateral da companhia.
O Sintius também denuncia a manutenção de diferenças entre categorias profissionais, contrariando o princípio da isonomia: enquanto a maior parte dos trabalhadores será direcionada compulsoriamente ao plano básico, a diretoria da Sabesp terá acesso a uma modalidade com atendimento em hospitais de ponta, como o Sírio-Libanês, em São Paulo.

Assembleia no dia 8 de outubro
Diante desse cenário, o Sintius convoca os trabalhadores a participarem de uma assembleia que será realizada na próxima quarta-feira, dia 8, às 18 horas, para tratar da mudança do plano de saúde.