Matérias e Notícias

Hoje é o Dia Internacional dos Idosos, sinônimos de sabedoria e força

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, celebramos o Dia Internacional do Idoso, uma data fundamental para reconhecer e valorizar a experiência, a sabedoria e a contribuição das pessoas com mais tempo de vida para a nossa sociedade. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 e reconhecida no Brasil em 2006, esta data nos convida a refletir sobre o envelhecimento como um processo social e coletivo, que demanda mais do que a vontade individual, mas também condições dignas de vida.
O cenário demográfico brasileiro está em plena transformação. Dados do IBGE mostram que a população idosa é a que mais cresce no País, e seu perfil está mudando rapidamente. Longe de ser sinônimo de inatividade, o idoso de hoje é mais longevo e participa ativamente de diversas atividades. A expectativa é que, até 2040, quase 25% dos brasileiros sejam idosos, com uma expectativa de vida de 80 anos.
O Brasil já ocupa o sexto lugar no ranking mundial de nações com o maior número de pessoas idosas, ficando atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos, Japão e Rússia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como idoso quem tem mais de 60 anos em países em desenvolvimento.
Precisamos plantar o futuro. A forma como cuidamos dos nossos idosos é a semente para o nosso próprio envelhecimento. É um chamado para a ação, para a empatia e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.