Matérias e Notícias

Sabesp terá primeira revisão tarifária após privatização

A Sabesp deve passar por sua primeira revisão tarifária desde a privatização em dezembro de 2025. O processo está sendo conduzido pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e vai definir quanto os consumidores irão pagar pelas contas de água e esgoto a partir do próximo ano.
Essa revisão serve para equilibrar as finanças da empresa com os custos para os usuários. Para isso, são levados em conta fatores como o valor dos bens da companhia, os investimentos realizados e o retorno esperado pelos acionistas, hoje fixado em 7,86% sobre seus ativos.
A Sabesp já entregou à agência reguladora um relatório de avaliação dos seus ativos, que precisa ser validado até 30 de setembro. Os novos valores das tarifas devem ser divulgados até 1º de dezembro.
Segundo projeções do banco Goldman Sachs, a tarifa econômica pode ficar cerca de 12% mais cara em 2026. Em cenários mais extremos, a variação pode ir de 3% a 17%, dependendo da forma como forem considerados os ativos da empresa e os investimentos feitos nos últimos anos.