A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Cubatão que trata do atendimento da Sabesp no Município esteve reunida na última terça-feira, dia 2, para cobrar respostas da empresa sobre a falta d’água no Município. A atividade contou com a participação de representantes da Prefeitura, sociedade civil e da própria companhia de saneamento.
Os problemas enfrentados pela população de diversos bairros, em especial do Jardim Costa e Silva e Vila dos Pescadores, é tão grande que, além do presidente da CEV, Batoré (Agir), a reunião contou com a presença de mais sete vereadores: Alessandro Oliveira (Republicanos), Jair do Bar (PSDB), Carioca (PSDB), Edson Mota (União), Tinho (PSD), Marcinho (PSB) e Guilherme do Salão (PSB).
Batoré destacou que a cobrança por providências é recorrente nas sessões do Legislativo e chamou a atenção para que a Administração Municipal também tome providências junto à Sabesp. “A Prefeitura tem uma parcela de culpa em relação a isso na questão da fiscalização. Não pode deixar o que está acontecendo na cidade de Cubatão hoje”, afirmou.
Um grupo de representantes da sociedade civil, composto por comerciantes e donos de imobiliárias, relatou que, de acordo com informações repassadas pela Sabesp, os indicadores que mediam a pressão adequada da água nos imóveis mudaram de 17 para 10 nas últimas semanas. Para a situação melhorar, clamaram para que os antigos padrões sejam retomados.
A diretora de Relações internacionais da Sabesp, Sonia Mitri, explicou que, devido à privatização recente, a companhia ainda está em fase de reestruturação. Ela disse que, em breve, haverá melhorias.
Aurélio Silva, assessor técnico da Sabesp, informou que uma empresa foi contratada para fazer uma pesquisa de vazamento nos imóveis. Ele pediu uma oportunidade para apresentar uma resposta oficial sobre os questionamentos, mas a comissão exigiu ações imediatas para o problema, que é urgente.
Márcia Mesquita, diretora de Obras Públicas de Cubatão, pontuou que trouxe para os vereadores consultarem os processos administrativos de fiscalização, afirmando que a pasta vai endurecer as providências contra a companhia de saneamento.
Vereadores de Cubatão cobram explicações da Sabesp sobre falta d’água na Cidade

03
jul
2025