TRABALHADORES DA SABESP APROVAM REAJUSTE DE 10,03%
Os trabalhadores da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aprovaram, por maioria de votos, a proposta da empresa para o novo Acordo Coletivo Coletivo (ACT) nas assembleias realizadas na sede do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius), em Santos, e na Associação Sabesp de Registro, na noite da última terça-feira, dia 31.
Diante disso, a categoria suspendeu a greve que seria deflagrada a partir da zero hora desta quarta-feira, dia 1º. Esse avanço foi possível graças aos avanços obtidos pelos sindicatos durante a audiência de conciliação com a empresa realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde da última terça-feira.
A empresa, que insistia em oferecer um reajuste salarial de 8,02%, cedeu e elevou o percentual para 10,03%. Isso significa um aumento real de 0,7%, já que a inflação acumulada nos últimos 12 meses calculada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) foi de 9,33%.
Outra importante conquista obtida pelo Sintius durante a audiência no TRT foi a manutenção da garantia de emprego de 98%, porque a estatal não havia apresentado nenhum índice durante as rodadas de negociação com as entidades de trabalhadores.
A Sabesp aceitou reajustar os benefícios dos funcionários em 10,03% e firmou o compromisso de retomar as negociações, em novembro deste ano, para rediscussão do valor da cesta básica.
Vale destacar que a empresa reavaliará os critérios para a aplicação do Plano de Cargos e Salários e liberará mais um diretor para as atividades sindicais.
O presidente do Sintius, Carlos Alberto de Oliveira Cardoso, o Platini, destacou que os bons resultados obtidos no ACT foram obtidos graças à confiança e à mobilização dos trabalhadores da Baixada Santista e Vale do Ribeira desde janeiro, quando foram iniciadas as reuniões setoriais.
“Agradeço a categoria por confiar no trabalho desta Diretoria, que iniciou o mandato em dezembro passado. As mobilizações nos locais de trabalho e a demonstração de unidade da categoria foram fundamentais para a nossa vitória”, afirmou.