A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) e representantes da B. Tobace iniciaram, na tarde desta quinta-feira, dia 22, as discussões para tratar da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que tem como foco central o reajuste salarial e melhorias nos benefícios ofertados aos empregados.
Durante a reunião virtual, a empresa propôs um reajuste de 5,53%, equivalente à inflação acumulada nos últimos 12 meses segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A ideia é que essa correção seja aplicada, de forma parcelada, sendo a primeira, de 2%, aplicada a partir de maio, com base nos vencimentos de abril, e a segunda, em agosto.
Além disso, a B. Tobace ofereceu aumento do vale-alimentação, que passaria de R$ 820,00 para R$ 900,00 (reajuste de 9,75%).
Em um primeiro momento, o Sintius avalia que é possível aprimorar a proposta. O Sindicato destacou que há reclamações recorrentes por parte dos trabalhadores, especialmente em relação à ausência de um plano estruturado de cargos e salários.
Durante a reunião, representantes da B. Tobace relataram dificuldades financeiras, atribuídas à alta da inflação, ao aumento dos custos operacionais e às mudanças nas regras dos contratos de concessão. Segundo a empresa, esses fatores dificultam o repasse integral dos reajustes aos contratos firmados com os clientes, impactando diretamente a margem de operação.
A proposta será melhor avaliada pela Diretoria do Sindicato e pela categoria, que deverá apresentar algumas sugestões de melhorias para contemplar os anseios dos empregados. Uma nova reunião de negociação ficou previamente agendada para a próxima quinta-feira, dia 29.
Sintius e B. Tobace iniciam discussão sobre novo ACT

22
maio
2025