Matérias e Notícias, Notícias, Publicações

OGMO ABRIRÁ 600 VAGAS PARA CADASTRO DE ESTIVADORES NO PORTO DE SANTOS

OGMO ABRIRÁ 600 VAGAS PARA CADASTRO DE ESTIVADORES NO PORTO DE SANTOS

 

O Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) abrirá um processo seletivo com 600 vagas de trabalhadores portuários avulsos na categoria Estivadores em Santos, no litoral de São Paulo. Os candidatos podem se inscrever entre os dias 15 de outubro e 7 de novembro.

O processo seletivo é fruto da assinatura de uma Convenção Coletiva de Trabalho no dia 24 de setembro entre o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) e o Sindicato dos Estivadores do Porto de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão.

Todo o processo será organizado e conduzido pelo IDCAP – Instituto de Desenvolvimento e Capacitação. Das 600 vagas disponíveis, 300 serão de início imediato e outras 300 em lista de espera.

A média salarial dos trabalhadores avulsos é de cerca de R$3 mil, entretanto, segundo o órgão responsável, o valor está sujeito às condições de oferta de trabalho e remuneração negociadas pelo sindicato da categoria laboral, não existindo qualquer garantia de rendimentos.

Além de variável, a renda é resultado da quantidade de períodos trabalhados por cada trabalhador em determinado mês, multiplicado pela remuneração paga por cada operador portuário para cada período.

Inscrições
Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 7 de novembro deste ano. A taxa de inscrição é de R$146,25 e deve ser feita de forma online, a partir do dia 15 de outubro, no site do IDCAP, até o dia 7 de novembro. No site, também é possível encontrar o edital.

O processo seletivo é destinado a maiores de 18 anos de ambos os sexos que tenham concluído o Ensino Fundamental. Os candidatos deverão ainda comprovar a capacidade de dedicação exclusiva às atividades como trabalhador portuário avulso, não possuindo vínculo empregatício no momento da inscrição no cadastro do OGMO/Santos.

A seleção contará com diversas etapas: prova objetiva, prova de títulos, teste de avaliação física, teste de avaliação psicológica, apresentação de documentos e comprovação de requisitos para exercício da atividade, exame médico, além de curso de formação profissional do trabalho portuário.

 Fonte: G1