CONTA DE LUZ MAIS CARA: ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA NÍVEL 2 PARA SETEMBRO
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira, dia 30, que a bandeira tarifária para a energia elétrica será vermelha nível 2 em setembro. Isso implica um custo adicional para os consumidores em suas contas de luz.
A cobrança extra será de R$ 7,87 por cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Além de impactar o bolso dos consumidores, a medida também deverá influenciar o índice de inflação no próximo mês.
A última vez que a bandeira vermelha nível 2 foi aplicada ocorreu há três anos, em agosto de 2021. Desde então, entre setembro de 2021 e abril de 2022, foi adotada uma bandeira ainda mais alta, a de escassez hídrica (ou bandeira preta), que foi posteriormente extinta.
De acordo com a Aneel, a decisão de acionar a bandeira vermelha para setembro é atribuída às condições desfavoráveis para a geração de energia, resultantes do agravamento do período seco. A previsão é de chuvas abaixo da média até o final do ano, com um déficit estimado em cerca de 50%, aliado ao crescimento esperado no consumo de energia.