SINTIUS REJEITA PROPOSTA DA CTEEP PARA O NOVO ACT

A Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) rejeitou a proposta do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela Cteep, na tarde desta quinta-feira, dia 27, durante a segunda rodada de negociação para tratar da campanha salarial deste ano.
A empresa se limitou a apresentar um reajuste salarial de 3,09% nos salários, com exceção dos executivos (gerente e diretores) e nos adicionais fixos de 3,30% no vale refeição e no vale alimentação.
Um dos pontos que o Sintius discordou é o pedido da companhia de reduzir o pagamento das primeiras 40 horas extras para as 20 primeiras e o restante ficar para o banco, no caso dos ocupantes de cargos técnicos e operacionais. Além disso, a empresa quer ofertar a opção dos colaboradores colocarem as horas extras no banco de horas (assistentes e técnicos de subestações e operador sistema de potência).
O Sintius entende que a companhia pode avançar mais nas negociações e apresentar uma proposta melhor para os índices econômicos por ter registrado um lucro líquido de R$ 1,9 bilhão, no ano passado, um incremento de R$ 1 bilhão em relação a 2022.
A próxima rodada de negociação está agendada para o dia 4 de julho.