Matérias e Notícias

SINTIUS COMPLETA 82 ANOS DE HISTÓRIA DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

82 anos sintius

SINTIUS COMPLETA 82 ANOS DE HISTÓRIA DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

 82 anos sintius

O Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sintius) completa, nesta segunda-feira, dia 27, 82 anos de atuação em defesa dos interesses dos trabalhadores.

A nossa entidade surgiu como uma associação profissional diante da necessidade de lutar por melhores condições de trabalho de uma categoria que teve um papel fundamental para consolidar a estrutura necessária de energia, saneamento, gás e transportes para atender às demandas da população urbana, que vinha crescendo de forma exponencial.

Ao longo dessas oito décadas de história, o Sintius organizou muitas greves e manifestações para reivindicar melhorias para os trabalhadores. Além disso, teve um papel fundamental na consolidação das entidades sindicais como parte fundamental da sociedade civil organizada para garantir o bem-estar e a consolidação de políticas públicas para a população.

A atual diretoria do Sintius vem trabalhando com muita responsabilidade e afinco para resgatar a credibilidade da categoria e o respeito junto às empresas e ao movimento sindical, fazendo jus à rica história da nossa entidade em respeito aos companheiros e companheiras que ajudaram a construir esse legado.

Histórico de luta

No final da década de 1950, a nossa entidade foi uma das fundadoras do Fórum Sindical de Debates da Baixada Santista, que se tornou referência no País. Essa unidade das categorias resultou em muitas conquistas para a sociedade a ponto de Santos ter se tornado a cidade do Brasil que mais foi impactada com a ditadura militar de 1964-1985.

Ao longo desses anos, o Sintius esteve solidário em muitas lutas sociais e trabalhistas, como no dia 28 de fevereiro de 1991, quando os urbanitários cruzaram os braços como forma de protesto contra o Governo Federal, devido à demissão de 5.372 portuários.

Em diversos momentos, a nossa instituição assumiu o papel de protagonismo em lutas de caráter regional e até internacional. Em 2002, o sindicato liderou uma manifestação em defesa do Hospital São José, em São Vicente. No ano seguinte, o Sintius esteve à frente de uma grande passeata contra a invasão dos Estados Unidos ao Iraque. Esse fato inclusive foi divulgado por agências estrangeiras de notícias.

Ao longo dos últimos anos, a nossa entidade também se envolveu em diversas mobilizações e ações em defesa de outras categorias e contra propostas que buscaram prejudicar os trabalhadores e a população de uma forma geral, como as reformas Trabalhista e da Previdência.

Esse legado em defesa dos interesses dos urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira servem de inspiração e de referência para seguirmos firmes nas batalhas que virão em busca de novas conquistas.